quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

No Quebra-Nozes, os dentes são quebrados


O Quebra-Nozes, balé criado pelo compositor Tchaikovsky tem como cenário a casa da personagem Clara, e acontece na noite de Natal. Conta a história de um quebra-nozes que tinha aparência humana. Ele quebrava nozes com eficácia, sempre sorrindo. O irmão de Clara desafiou os limites desse “brinquedo de Natal”, fazendo o personagem quebrar nozes bem maiores do que a sua capacidade. Resultado: ele perdeu vários dentes e ficou com as mandíbulas desencaixadas.


Nas festas de final de ano e também no dia-a-dia, é comum quebrar os dentes ao comer produtos de difícil mastigação. Vários outros motivos podem levar à perda de um ou mais dentes.

Quando há perda de um ou mais dentes, um Implante é a solução ideal e definitiva de reposição dentária. Dependendo do caso, a Reabiltação Oral é indicada para restaurar dentes que foram destruídos. No Grupo Odontotal são realizados Implantes e próteses - fixas, removíveis, totais ou próteses sobre implantes.



Saiba Mais:


IMPLANTE ou Prótese?

Mais cedo ou mais tarde acontece com cada um de nós: os primeiros dentes precisam ser extraídos, por algum motivo. Mas a maioria dos dentes é perdida por conseqüência de cáries (dentes estragados) e periodontite (doença da gengiva). Outras vezes, um acidente é a causa de falhas dentais incômodas. Grandes ou pequenas, essas falhas devem ser fechadas o mais rápido possível, por meio de uma restauração dental.

O objetivo de todo tratamento dental protético é reconstruir a relação dentária normal o mais fiel possível. Porém, quanto maior o número de dentes perdidos, mais difícil alcançar este objetivo. Freqüentemente, no caso de Próteses extensas (Dentaduras e Pontes Móveis), não se pode alcançar uma função perfeita ao longo prazo, podendo aparecer alterações do osso e da gengiva. Com o passar do tempo, a prótese não se ajusta adequadamente, perdendo a estabilidade.

Muitos pacientes consideram desagradáveis uma Prótese Parcial Removível ou uma Prótese Total (dentadura). Se uma prótese não tem mais firmeza suficiente, freqüentemente aparecem sintomas incômodos: a função mastigatória fica limitada, a fala se torna prejudicada e um espirro mais forte pode ter conseqüências desastrosas.


O que fazer então? Uma Ponte? Uma Prótese Removível ou um Implante?


Solução definitiva e segura


Hoje em dia, a Odontologia conta com o avançado recurso dos Implantes Dentais, que substituem os dentes ausentes, inclusive a raiz. Eles são colocados (implantados) no osso, no lugar do dente perdido. Durante a cicatrização, o osso cresce ao redor do implante, deixando-o firmemente ancorado na estrutura óssea.

O implante fica abaixo da gengiva, que o protege de cargas, ou após a fase cirúrgica (instalação do implante), aplica-se carga mastigatória chamada implantes em carga imediata. São adaptados os pilares (supra-estruturas) nos implantes, sobre os quais, o “novo dente” será fixado como se fosse uma coroa dental convencional.

É recomendado para qualquer adolescente e adulto, desde que não haja impedimento de ordem médica. Porém, vai depender da situação particular e da indicação do cirurgião-dentista. A fase de cicatrização pode levar alguns meses.

VANTAGENS DE UM IMPLANTE:

. Por se tratar de dentes definitivos e seguros, aumenta a segurança e auto-estima para falar, sorrir, mastigar...
. Depois da cirurgia, o paciente passa a ter novos dentes, que parecem naturais.
. Dentes implantados aumentam a capacidade de mastigação que anteriormente estava comprometida.
. Preserva a estrutura maxilar, sem alterar a estética e a estrutura facial.

. Mantém a saúde do dentes, evitando que os dentes vizinhos sejam desgastados.


Dr. José Luiz Costa Monteiro.