sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Implante Imediato – o que é e quais as vantagens?

Pode acontecer com você ou alguém próximo. Um tombo de bicicleta, um pequeno acidente na moto, um simples tropeço na calçada podem virar aquela tragédia! Um dente quebrado, ou pior, uma fratura em toda a sua extensão da coroa até a raiz.
Coroa é a parte do dente exposta na boca. Basta um sorriso ou simplesmente falar para que a coroa seja vista. Quando a fratura do dente envolve somente esta estrutura, o tratamento é muito simples, basta restaurá-la.
Já a raiz é a porção do dente que está escondida, que lhe dá sustentação. Por isso, é a parte mais importante do dente, pois se esta sofrer uma avaria maior, todo o elemento dentário estará perdido. A solução nesse caso é a extração.
Imagine você com um dente perdido em um acidente. E depois, o que fazer? Há alguns anos, a solução seria colocar uma ponte fixa, onde além do dente perdido, seria necessário preparar os dentes vizinhos para a sustentação desta ponte. Ou seja, além da falta do dente acidentado, haveria desgaste também com os dentes adjacentes.
Atualmente existem os implantes, mas até bem pouco tempo, após o dente acidentado ser extraído, esperava-se de 4 a 6 meses pela cicatrização óssea da área perdida, para depois fazer a cirurgia de colocação do implante.
Você, visitante do nosso blog, pode estar pensando: e o que iria substituir o dente todos estes meses? Um provisório que ficaria colado nos vizinhos, mais ou menos como na Ponte Fixa, mas sem desgastá-los.
Hoje, isso tudo não é necessário. Em uma sessão, faz-se a extração do dente fraturado e imediatamente instala-se o implante. Se as condições permitirem, põe-se também um dente artificial provisório no implante.
Esta opção de extrair o dente e logo em seguida instalar o implante no osso é chamada de IMPLANTE IMEDIATO. Já a técnica de instalar o implante e, em seguida, por um dente artificial provisório neste implante é chamada de IMPLANTE CARGA IMEDIATA.
É claro que para se fazer estes procedimentos tudo depende de bom senso e da situação clínica, levando-se em conta a saúde do paciente, a qualidade e quantidade de osso dos maxilares ou da mandíbula aonde se fará o implante.
Outra vantagem é a maior possibilidade em preservar estruturas da melhor maneira possível, como as gengivas marginais que compõem a estética do dente artificial substituto, mantendo todos os contornos e textura preservados.



Portanto, atualmente o implante carga imediata é uma alternativa moderna e efetiva para pacientes com perda dentária, principalmente em casos de fratura por acidentes , de forma cômoda, rápida e eficaz.

Dr. José Luiz Costa Monteiro