sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Protocolo de Branemark reabilita dentes e a auto-estima

O cientista e dr. Per-Ingvar Branemark revolucionou a implantodologia mundial. Em seus estudos havia uma preocupação principal com pacientes totalmente desdentados. Mutilados, sem todos os dentes que por algum motivo os levou a esta condição. Para esses casos, ele criou uma técnica cirúrgico-protética chamada até hoje de “Protocolo de Branemark”.
O Protocolo de Branemark consiste na reabilitação inferior de pacientes desdentados totais. Nestes, por não possuírem altura óssea necessária para a estabilidade da Prótese Total Removível, são instalados 4 ou mais implantes na região anterior do osso mandibular, quando então passarão a dar sustentação a uma prótese total fixada nos implantes. Esta é confeccionada a partir de uma estrutura metálica que se estende até a parte posterior da mandíbula, sobre a qual são prensados dentes de resina acrílica. Portanto, nesta proposta original, o paciente fica sendo portador de uma Prótese Total Removível Superior e de uma Prótese Total Inferior Fixa sobre implantes.
Nesta técnica, pode-se confeccionar os dentes artificiais imediatamente, após a cirurgia dos implantes, ou meses após a sua colocação. Vai depender da qualidade do osso apresentado e do estado de saúde do paciente.
Pacientes relatam conforto e segurança nesse tipo de técnica, elevando a auto-estima e conseqüentemente o prazer na alimentação.

Exemplos de dentaduras fixas sobre implantes:





Dr. José Luiz Costa Monteiro