sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Você com um Parafuso a Mais


Para expressar falta de juízo, dizem que alguém tem um parafuso a menos.
Quando se toma uma decisão inteligente, é um parafuso a mais.

Implante dental é uma decisão inteligente para quem perdeu um ou mais dentes.
Substitui próteses removíveis (pontes) e fixas (dentaduras) que são desconfortáveis, dificultam a mastigação e comprometem a saúde dos outros dentes.

Dentes implantados mantêm a saúde dos outros dentes e aumenta a segurança para sorrir, falar e comer.


HISTÓRIA DOS IMPLANTES DENTÁRIOS

Há cerca de 40 anos, o ortopedista e professor sueco Per Ingvar Bränemark descobriu o fenômeno osseointegração, quando estudava microcirculação no osso da perna de coelhos, utilizando uma cânula de vidro com as extremidades em metal de titânio. Após o término do estudo, o professor não conseguiu remover a cânula que estava fixa ao osso. A partir desta constatação, começou a ser pesquisada a capacidade de o metal titânio integrar-se ao osso.

As pesquisas definem a osseointegração como uma união entre o osso e o implante de titânio, que permanece após os implantes dentais receberem as forças da mastigação. No início, os implantes foram utilizados em pacientes que faziam uso de prótese total (dentadura), devido à dificuldade de estabilizar a prótese na boca, fato que impedia a mastigação adequada dos alimentos e a pronúncia de determinadas palavras. Após os resultados positivos, acima de 90%, e da satisfação desse tratamento, os implantes começaram a ser empregados em pacientes que apresentavam ausência de um ou mais dentes.

Um grande avanço tecnológico tem ocorrido com os implantes dentários. Atualmente, esse recurso apresenta novas características em relação à forma (mais próxima ao formato da raiz) e à superfície (maior fixação do osso ao implante). São fatores que aumentam a qualidade da osseointegração e reduzem o tempo necessário para a instalação da prótese definitiva sobre os implantes.

No Brasil, as cirurgias de instalação dos implantes dentários começaram a serem realizadas no final da década de 80. A partir dos anos 90 foram mais difundidas, e empresas nacionais iniciaram a produção de implantes. Hoje, muitas instituições de ensino superior e também empresas investem em pesquisas, avaliando a qualidade dos implantes. Por isso, a Implantodontia nacional é extremamente confiável, segura e se equipara à Implantodontia mundial, em relação à qualidade dos implantes e ao tratamento oferecido aos pacientes.

Dra. Juliana A N D Morais Camillo